11 Truques que podem salvar sua vida

Numa situação de emergência, quando é preciso dar os primeiros socorros o mais rapidamente possível, muitas vezes as primeiras coisas que vêm à mente são as recomendações dos parentes e amigos. Só que até as dicas mais populares podem provocar graves consequências.

O Incrível.club reuniu 11 erros básicos muito cometidos durante os primeiros socorros. A ideia é que você saiba exatamente o que fazer e não machuque ainda mais a vítima.

Mas lembre-se: o mais importante é chamar o serviço de emergência o mais rapidamente possível. No Brasil, Bombeiros: 193 e Samu, 192. Em Portugal, Número Nacional de Emerência: 112.

11. Aplicar gelo em hematomas

Por que é errado. O gelo realmente ajuda no combate aos hematomas. Mas não devemos aplicá-lo diretamente sobre a pele, sob o risco de congelá-la.

Como fazer corretamente. Coloque um pano entre a pele e o gelo. Aplique a compressa por 20 minutos, retire-a por mais 20 minutos e repita o processo várias vezes.

10. Esfregar álcool e vinagre em quem está com febre

Por que é errado. O vinagre e o álcool são absorvidos pelo sangue. Esfregar álcool pode piorar o quadro graças à intoxicação, e o vinagre pode atrapalhar por conta de sua acidez. É ainda mais perigoso em crianças.

Como fazer corretamente. No caso de ter febre alta, beba muita água e, se possível, resfrie o ambiente (a 16-18 graus). Nessas condições, o organismo ajudará a combater a febre de até 39 graus por conta própria.

9. Levantar a pessoa que está inconsciente

Por que é errado. Se alguém tiver desmaiado, não tente levantá-lo nem jogar água gelada sobre a pessoa: isso pode piorar muito a situação. Após o paciente despertar, não ofereça café nem bebidas energéticas, com o objetivo de elevar a pressão arterial. A cafeína provoca desidratação e só piorará o quadro.

Como fazer corretamente. Desabotoe as roupas que eventualmente estejam fazendo pressão e não permita que ela levante logo após recuperar a consciência.

8. Cremes como primeiro remédio contra queimaduras

Por que é errado. A pessoa queimada só sentirá certo alívio devido ao contato do produto frio com a pele queimada. O perigo desse procedimento é que o creme resseca, formando uma fina película que interrompe a troca de calor (que pode penetrar na lesão e afeta as camadas cutâneas mais profundas).

7. Corrigir uma fratura ou luxação por conta própria

Por que é errado. Não devemos tentar resolver por conta própria o que parecer ser um deslocamento ósseo (luxação), pois isso pode provocar lesões adicionais.

Como fazer corretamente. É preciso imobilizar a extremidade afetada e levar o paciente ao hospital. Basta envolver a parte do corpo com gaze numa posição que seja confortável para o paciente (devemos imobilizar não apenas a área da possível fratura, mas também as duas articulações mais próximas).

6. Aplicar calor em caso de lesão muscular

Por que é errado. Acredita-se equivocadamente que, em caso de lesão muscular, ajuda aplicar um pano morno na área afetada. Mas o calor estimula o fluxo sanguíneo, aumentando ainda mais o inchaço.

Como fazer corretamente. Use compressa fria nos primeiros dias após a lesão. Isso irá reduzir a inflamação dos tecidos e, consequentemente, a dor. Durante 48 horas, não sobrecarregue a área machucada.

5. Provocar vômito em caso de intoxicação

Por que é errado. Em caso de intoxicação, uma dica comum é provocar vômito. No entanto, isso é totalmente proibido se houver suspeita de intoxicação por ácidos ou outras substâncias cáusticas.

Como fazer corretamente. Chame imediatamente uma ambulância. Se tiver certeza de que o vômito é a melhor solução, não use bicarbonato de sódio. Um pouco de leite morno é tudo que você precisa.

4. Ajudar a retirar um cisco do olho

Por que é errado. Nesse caso, existe um grande risco de fazer um movimento errado e provocar lesões graves, ou até mesmo a perda da visão.

Como fazer corretamente. Cubra o olho atingido com uma gaze e procure ajuda médica imediatamente. O olho só deve ser lavado com água caso tenha tido contato com substâncias químicas.

3. Extrair objetos de feridas

Por que é errado. Você pode retirar uma farpa de um dedo ou um pequeno fragmento de vidro da pele, mas nunca tente extrair objetos de feridas graves. Em casos assim, os médicos mantêm o objeto no mesmo lugar até que o paciente entre em cirurgia. Do contrário, pode-se criar uma hemorragia capaz de levar à morte.

Como fazer corretamente. Por mais terrível que seja ver uma pessoa com uma faca na perna ou um fragmento enorme no peito, o recomendado é levá-la ao pronto socorro. Não tente ajudá-la a retirar o objeto estranho.

2. Aplicar pomada sobre uma ferida

 

Por que é errado. A ferida cicatrizará melhor se exposta ao ar. As pomadas criam uma umidade não desejada.

Como fazer corretamente. Limpe a ferida com água e sabão, cobrindo com um tecido limpo e seco.

1. Suturar a ferida em vez de aplicar cola

Por que é errado. Dar pontos em feridas é um procedimento longo e dolorido. E nem sempre a pessoa que socorre, diante de uma eventual impossibilidade de procurar um médico, sabe realizar a tarefa. Assim, usar cola específica para pele tem duas vantagens principais: é rápido e quase indolor.

Como fazer corretamente. Primeiro, detenha o sangramente aplicando pressão. Depois, feche as bordas da ferida e aplique a cola para pele. Espere secar